Dermatites

Dermatologia Clínica

dermatites

Há três tipos de dermatite: de contato, atópica e seborreica.

A dermatite de contato, também chamada de eczema de contato, é uma reação inflamatória na pele que decorre da exposição a um agente que causa irritação ou alergia. A irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas como sabonetes, detergentes, solventes e outras substâncias químicas. A alérgica surge depois de repetidas exposições a um produto ou substância e envolve a atuação do sistema imunológico mais complexo.

A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de alergia de pele. É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas. Costuma surgir nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos.

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão em áreas da face, como cantos do nariz, orelhas e couro cabeludo. Por ser uma doença de caráter crônica, ela permanece, com períodos de melhora e de piora dos sintomas. Os meses mais frios associados a hábitos de vida específicos como banhos mais quentes estabelecem períodos de piora e de melhora das lesões seborreias. O tratamento possibilita um controle desse processo, e não a cura definitiva.